Revista À La Carte

‘Pirarucu: da Floresta à Moda e à Mesa’ une gastronomia e design sustentável em SP

O evento “Pirarucu: da Floresta à Moda e à Mesa”, realizado no último dia 30, em São Paulo, celebrou a gastronomia amazônica, a moda sustentável e a valorização do pirarucu, peixe amazônico que se tornou símbolo de regeneração e economia circular na floresta. A chef Carla Pernambuco e a designer Denise Gerassi uniram talentos para transformar o pirarucu em protagonista da alta gastronomia e do design consciente.

Graças ao trabalho dos pescadores ribeirinhos organizados em associações como a ASPROC e ao apoio do Instituto Juruá, o manejo sustentável do pirarucu fortalece a renda das comunidades e protege a floresta e a fauna nativa. Todo o peixe servido no evento e que inspirou bolsas e sapatos da nova coleção de Grassi vem de uma cadeia responsável, garantindo rastreabilidade, aproveitamento total do recurso e impacto social positivo.

Gastronomia amazônica e experiências sensoriais

O menu de Carla Pernambuco transformou ingredientes amazônicos em experiências sensoriais únicas. Entre as iguarias, destacaram-se empanadas de pirarucu, caldo de pirarucu no missô e brownie com melaço, acompanhadas de coquetéis como prosecco com licor de jabuticaba e mocktails de bacuri e licor de cacau.

Ingredientes como cupuaçu da Cooperativa RECA, cacau selvagem da Na’kau, tucupi da Manioca e açaí liofilizado da 100% Amazônia reforçaram a narrativa de sabor e impacto socioambiental.

Bolsa Tainá, por Denise Gerassi | Foto: Bianca Pelliciari
Bolsa Tainá, por Denise Gerassi | Foto: Bianca Pelliciari
Língua do Pirarucu e bastão de Guaraná Manué | Foto: Bianca Pelliciari
Língua do Pirarucu e bastão de Guaraná de Maués | Foto: Bianca Pelliciari

Nesse processo de aproveitamento integral, até a língua do pirarucu ganha destaque: coberta por dentículos ósseos que lhe conferem textura áspera, ela pode ser reaproveitada como um ralador natural. Durante o evento, foi apresentada em ação ao ralar o bastão de guaraná de Maués, da marca Tairó — uma cena que conectou tradição ancestral, inovação gastronômica e respeito ao bioma.

A ambientação e a curadoria dos ingredientes ficaram a cargo de Floriana Breyer, filha e sócia de Carla na Casa de Experiências, responsável por apresentar a cultura, os produtos e as histórias por trás de cada insumo amazônico, conectando o público às origens e ao impacto de sua produção.

Moda sustentável e economia circular

O evento marcou o lançamento da nova coleção de bolsas em couro de pirarucu de Denise Gerassi, com o apoio de Consuelo Blocker. Cada peça transforma resíduos da pesca em objetos de desejo com design autoral e alta qualidade, conectando moda, sustentabilidade e narrativa amazônica. Os visitantes puderam conhecer o showroom, degustar as iguarias e mergulhar nas histórias de conservação da Amazônia.

Na’kau, único chocolate 100% cacau orgânico de várzea amazônica | Foto: Bianca Pelliciari
Manioca leva ingredientes amazônicos para o dia a dia do consumidor | Foto: Bianca Pelliciari

Parcerias que transformam e preservam

A colaboração entre Carla Pernambuco e Denise Grassi revela como moda e gastronomia podem caminhar juntas na valorização do pirarucu e de outras matérias-primas amazônicas. O encontro promoveu economia circular, impacto positivo e fortalecimento das comunidades locais — ao mesmo tempo em que inspira novas iniciativas de conservação e sustentabilidade.

COMPARTILHE: