Desde que abriu as portas em meados de 2022, o Daje Roma, em Pinheiros, frequenta a lista de favoritos entre moradores e habitués da região. Muito dessa boa fama se deve ao bom cardápio desenhado pelo restaurateur Leo Marigo em parceria com o italiano Marco Benini. A proposta bebe diretamente das opções servidas em pequenos restaurantes de rua em Roma.
Das entradas à sobremesa, a casa joga seguro. Há pouca inventividade no menu, e esse é um de seus trunfos, junto ao atendimento descontraído, permitido pelo espaço pequeno, que comporta em torno de 40 pessoas no salão, e outras poucas na área externa. É o que permite que os donos e garçons eventualmente caminhem pelo espaço com uma máquina polaroid à tiracolo. No fim da noite, uma foto de lembrança. Soa simpático.
A casa oferece boas entradas, entre elas o Bresaola (uma carne bovina curada com rúcula e lascas de grana padano) e o Taglieri di Salumi e Formaggi (presunto cru, salame, copa, muçarela de búfala, grana padano, tomates confitados e caponata).
Para quem prefere os clássicos, o Suppli al Telefono segue como estrela entre as entradas. O risoto de tomate é empanado no ponto ideal, com grãos macios, casando bem com o recheio de muçarela.
Embora a casa tenha uma variedade de antepastos, porções e burratas (como a excelente pappa al pomodoro, com tomates defumados), o ideal é partir para os principais. Um dos pratos mais populares, o Papardelle ai Carciofi, feito com alcachofras italianas frescas, pappardelle e manteiga de limão siciliano, é boa pedida. Mas o ponto forte do cardápio (e carro-chefe) é o excelente carbonara.
Feito com rigatoni, pecorino, pimenta do reino, ovo e um saboroso guanciale (que, a casa frisa, não se trata de bacon), o prato é leve e tem uma harmonia rara entre os ingredientes. A gema do ovo, diferente do que geralmente se aplica, não está presente apenas para unir os ingredientes, mas propõe uma composição fina de sabores. É certeiro, ainda que em porção humilde.
Ausente no cardápio, mas sucesso durante a última edição de seu Carbonara Day, o clássico com adição de lascas de trufas é um dos melhores pratos da casa. Só ele já vale a atenção para as próximas edições.
Para a sobremesa, a aposta vai em caminho seguro com os clássicos. O Tiramisú é saboroso com uma harmonização fina entre o café e o mascarpone, mas a pannacota resulta excessivamente doce.
É preciso estar atento para não deixar passar o restaurante localizado em um pequeno imóvel na rua Matheus Grou, próximo à estação Fradique Coutinho. Intimista e com bons pratos, o Daje Roma tem menu e atendimento que fazem jus à boa fama que ganhou na região. Ainda que as porções pudessem ser mais robustas.
SERVIÇO
Ter. a sex., das 12h às 23h; sáb., das 12h30 às 23h; dom., das 12h às 17h – Endereço: r. Mateus Grou, 19, Pinheiros, região oeste. @dajeroma_sp