Revista À La Carte

Parceria próspera

Do salmão ao pisco: Relação promissora entre Brasil e Chile desponta nos setores de alimentação e turismo

Exportação chilena para o país subiu 418% desde 2004; Brasil ocupa terceiro lugar como emissor de turistas no Chile
De janeiro a agosto, importações de pisco no Brasil registraram um aumento de 3,6% | Foto: Freepick
De janeiro a agosto, importações de pisco no Brasil registraram um aumento de 3,6% | Foto: Freepick


Com uma história que remonta a cerca de 180 anos, a relação diplomática entre Brasil e Chile continua a prosperar. O recente encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Gabriel Boric, presidente do Chile, realizado na capital Santiago em agosto, ressaltou a relevância comercial e cultural que une as duas nações. Segundo dados do ProChile, exportações chilenas para o Brasil registram crescimento significativo nos últimos 20 anos, passando de US$ 832 milhões em 2003 para US$ 4.314 bilhões em 2023, alta de 418,6%.

Terceiro maior parceiro comercial do Chile, o Brasil destacou-se em 2023 como o segundo maior emissor de turistas para o país andino, atrás apenas da Argentina. Reciprocamente, o país consolida-se como o terceiro destino mais procurado pelos chilenos. Além do fluxo de passageiros, o Brasil reforçou sua posição como importante importador de produtos do Chile, especialmente nos setores de pesca, agricultura, bebidas e mineração.

O Brasil destacou-se em 2023 como o segundo maior emissor de turistas para o país andino, atrás apenas da Argentina | Foto: Divulgação
Brasil destacou-se, em 2023, como o segundo maior emissor de turistas para o país andino, atrás apenas da Argentina | Foto: Freepick

Indicadores positivos

Dentre os principais embarques estão o salmão e a truta, que totalizam US$ 631 milhões, representando cerca de 12% das exportações chilenas, com destaque também para o azeite, que soma US$ 35 milhões. Já nos vinhos, o Brasil responde por 12,2% das exportações de rótulos chilenos. Os dados são do ProChile, instituição do Ministério Chileno das Relações Exteriores, responsável pela realização do Chile Week 2024 no Brasil.

Hugo Corales, diretor comercial da ProChile no Brasil, afirma: “A alta qualidade dos produtos chilenos, reconhecida pelos consumidores brasileiros, aliada ao bom relacionamento comercial entre nossos países, é um dos motivos pelos quais as exportações continuam a crescer, consolidando o Brasil como nosso principal mercado estratégico para a pesca e agricultura na América Latina.”

Entre janeiro e agosto de 2024, o Chile exportou mais de US$ 62 mil em pisco para o Brasil, se tornando o nono maior destino da bebida. O destilado, elaborado pela fermentação e destilação de uvas, é produzido nas regiões do Atacama e Coquimbo, no norte chileno. De janeiro a agosto deste ano, o Brasil registrou um aumento de 3,6% nas importações do pisco.


Chile Week 2024

Com a missão de fortalecer as relações comerciais e culturais, a ProChile promove o Chile Week 2024. Entre 30 de setembro e 04 de outubro, as capitais São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Brasília (DF) recebem o evento, que visa criar oportunidades em setores-chave como alimentos, bebidas, turismo e mineração.

Durante os três dias de seminário em São Paulo foram discutidos temas relevantes como a expansão de oportunidades comerciais, conexão e cooperação entre os mercados, bem como a conjuntura econômica entre os dois países e perspectivas para 2025. Além de representantes da indústria e comercio do setor alimentício, o encontro contou com a presença do Ministro da Agricultura, Esteban Valenzuela; de Sebastián Depolo Cabrera, Embaixador do Chile no Brasil; do Diretor Geral do ProChile Ignacio Fernandez, além de Hugo Corales, diretor de ProChile SP e representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e FIESP.

Evento Chile Week 2024 aconteceu em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília | Foto: Revista À La Carte
Evento Chile Week 2024 aconteceu em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília | Foto: Revista À La Carte

Uma semente, uma flor e um fruto

O evento também incluiu uma Masterclass sobre o Pisco do Chile, conduzida pelo especialista Víctor Venegas, bartender chileno do Eximia Bar, na capital paulista. Seguindo o conceito ‘uma semente, uma flor e um fruto’, foi apresentada uma sequência de três coquetéis criados especialmente para a ocasião, que promoveram a fusão dos sabores chileno e brasileiro.

Elaborados com um blend de piscos transparentes e brancos, o Highball Chileno trouxe cardamomo, solução salina, cítricos e banana, enquanto o coquetel Las Flores prevalecia o sabor e aroma botanico provenientes do vertiver paragon, além da flor de sabugueiro, jasmim e rosas. Mais encorpado, o Pinchuco Se Fue Par Norte, com vermute rosso, cynar e água de coco, homenageou o clássico drink brasileiro Rabo de Galo.

O encerramento do encontro foi celebrado com um jantar que teve os principais produtos chilenos como protagonistas do menu de três etapas. Destaque do cardápio, o salmão foi servido na entrada, como carpaccio com rúcula selvagem e azeite, bem como no prato principal, em generosa posta acompanhada de risoto e vinagrete maça verde do Chile. Já para a sobremesa, as frutas vermelhas chilenas foram estreladas em uma delicada tartelete. A sequencia foi acompanhada por uma harmonização com seis vinhos chilenos, com as uvas Sauvignon Blanc, três variações de Carménère, Riesling e espumante.

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