Além de enaltecer a cultura, a história e o povo da região Nordeste do Brasil, o Dia do Nordestino, celebrado em 8 de outubro, homenageia a contribuição dos nordestinos para a formação cultural do país, destacando a riqueza de suas tradições, bem como sua gastronomia. Nada melhor que aproveitar a data para aprender uma das receitas nordestinas mais típicas e importantes da culinária piauiense: o Arroz Maria Izabel.
Considerado Patrimônio Histórico Cultural do Piauí, o prato tem suas origens envoltas em duas versões. A primeira relata que o prato foi criado como uma homenagem do fazendeiro Simplício Dias da Silva para sua esposa, Maria Izabel Thomázia De Seixas, no século XIX. Já a segunda versão sugere que o nome veio de uma cozinheira que, ao preparar o prato pela primeira vez, decidiu homenagear suas filhas, Maria e Izabel. Ambas as histórias refletem a forte ligação entre o prato e a tradição nordestina, destacando seu valor, principalmente, na cultura piauiense.
Para celebrar a data bem como a gastronomia nordestina, confira, a seguir, a receita do Arroz Maria Isabel da Vitarella:
Tempo: 40 minutos
Dificuldade: Fácil
Rendimento: 6 – 8 porções
Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 200gr de carne-de-sol desfiada e dessalgada
- 1 copo de arroz
- 2 copos de água
- 2 pimentas de cheiro
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho amassado
- Sal (a gosto)
- Colorau
- Coentro fresco
Modo de Preparo:
- Doure a carne de sol em uma panela com 1 colher de margarina. Adicione a pimenta de cheiro, a cebola, o alho e refogue;
- Em seguida, coloque o colorau e o arroz. Misture bem até o tempero dar cor em todos os grãos;
- Adicione a água e sal. Quando levantar fervura, baixe o fogo e tampe a panela. Após 20 minutos apague o fogo;
- Adicione 1 colher de margarina e mistura até derreter. Em seguida, coloque o coentro fresco;
- Aguarde 10 minutos com a tampa fechada antes de servir.