Revista À La Carte

Crítica

Em novo endereço, Mercearia do Francês reflete charme da arquitetura em bom cardápio

Chef José Luiz Balon resvala no clássico ao reinventar opções que dizem muito sobre o futuro da casa
Carré de cordeiro servido na Mercearia do Francês | Foto: Divulgação
Carré de cordeiro servido na Mercearia do Francês | Foto: Divulgação

Ao longo de pelo menos dois anos, a Mercearia do Francês, uma criação do restauranteur Marcelo Fernandes, parecia ter virado história na memória de São Paulo. O antigo imóvel que ocupou por nada menos de 17 anos, em Higienópolis, foi ao chão. A casa então achou um novo endereço na Vila Nova Conceição, que parecia menos promissor.

Quatro meses após reabrir as portas no novo endereço em junho deste ano, é seguro afirmar que a Mercearia do Francês olha para o futuro. O charme da nova arquitetura, com mesas espalhadas por um salão aberto e cobertas com guarda-sois e uma cozinha ampla e aberta, se refletiu também no menu desenhado pelo chef José Luiz Balon, que imprime assinatura moderna a clássicos franceses.

Sem a necessidade de uma reinvenção completa, o chef faz uma pequena revolução no cardápio, cujas entradas vão desde um tradicional ratatouille (au Chèvre, R$53,33) feito com queijo de cabra e acompanhado de uma cesta de torradas, até uma sempre bem-vinda cesta de pasteis de brie com tomate seco (R$49,33) com a crocância ideal.

Vale também provar os Cubos de Filet Aperitivo (R$67,33) servidos com um saboroso molho roti e também acompanhados de uma cesta de pães feitos na casa – que poderiam chegar à mesa mais quentinhos. 

O confit de pato ao vinho tinto acompanhado de legumes e chutney de cebola roxa (Confit de Canard ao Pinot Noir, R$138,33) é um dos pontos altos do cardápio, que também tem boas opções para quem prefere jogar seguro. O carré de cordeiro (R$148,33) tem um corte saboroso e deve ser pedido ao ponto para harmonizar bem com o risoto de açafrão espanhol, com tempero mais suave do que o açafrão sugere.

A casa tem uma boa porção de drinks assinados pelo premiado Marcelo Serrano. Seguindo a atual moda, a carta sem álcool tem a French Lemonade (R$28,33) como destaque. É feita com redução de jabuticaba, xarope de amora, sumo de limão e água sem gás.

Ambiente da Mercearia do Francês | Foto: Divulgação

Mas para quem não abre-mão de um drink como manda o figurino, a aposta é o autoral Do Francês (R$68,33), feito com Cointreau, lillet blanc, toranja, framboesa, limão, espumante chandon acompanha brie e damasco e, além de refrescante, harmoniza bem com o confit de pato.

Menos feliz, o menu de sobremesas conta com uma crepe suzette (R$37,33) excessivamente doce, com uma camada de açúcar cristalizado que quebra a experiência do típico doce francês. Vale mais optar pelo Cheesecake du Chef (R$32,33), também bastante doce, mas mais balanceado.

Ainda assim, no frigir dos ovos, o tempo fez bem à Mercearia do Francês, que com seu novo endereço angaria boas experiências no menu, e é o puro charme em meio à opulência cafona da Vila Nova Conceição. É um descanso (também) para os olhos.

SERVIÇO

Seg., das 11h45 às 15h e das 18h45 às 22h; ter., das 11h45 às 23h; qua., das 11h45 às 22h; qui., das 11h45 às 15h e das 18h45 às 23h; sex. e sáb., das 11h45 às 23h; dom., das 11h45 às 20h. – Endereço: R. Afonso Brás 200, Vila Nova Conceição, região sul. Tel.: (11) 3045-8332. @merceariadofrances

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