Não por acaso, o Dia Mundial do Pão é celebrado em 16 de outubro, juntamente com o Dia Mundial da Alimentação. Considerado o alimento mais antigo da humanidade, o pão já era consumido há cerca de 14,4 mil anos na antiga Mesopotâmia, região que hoje corresponde à Jordânia. Para marcar a data, o Sampapão irá distribuir 20 mil pães franceses na Avenida Paulista, região centro-sul da capital, reforçando a sua importância histórica e social para a população.
A ação, que acontecerá em frente à sede da FIESP, busca concientizar sobre segurança alimentar, nutrição e combate ao desperdício de alimentos. Os pães serão distribuídos em kits de café da manhã, contendo dois pães franceses, patê de presunto, um achocolatado e uma bebida (suco ou refrigerante). A iniciativa conta com a colaboração de 40 padarias da capital e região metropolitana, que doaram 500 pães cada.
Além da distribuição em frente à FIESP, outros pontos da cidade também serão contemplados pela ação organizada pelo Sampapão, responsável pela Escola Técnica de Panificação IDPC. Pioneira na discussão do futuro da panificação na metrópole paulistana, a organização representa 6 mil indústrias de panificação e cerca de 12 mil empresários em sua área de atuação.