Revista À La Carte

Noite Estrelada

Coppola prova menu degustação do DOM, de Alex Atala, antes de lançar Megalópoles no Brasil

O diretor responsável por clássicos como O Poderoso Chefão escolheu a casa do chef estrelado para pit stop em São Paulo
O cineasta Francis Ford Coppola | Foto: Divulgação
O cineasta Francis Ford Coppola | Foto: Divulgação

Foi com surpresa que o chef Alex Atala recebeu o pedido para receber Francis Ford Coppola em seu D.O.M na noite desta segunda-feira (28), quando o diretor decidiu fazer um pit stop antes de seguir com a turnê de lançamento de seu novo filme, Megalópolis, em São Paulo.

Com a casa cheia, Atala precisou dar um jeito de acomodar o diretor e parte de sua comitiva. Com as vagas devidamente preenchidas, o chef sugeriu que o cineasta provasse o novo menu degustação da casa, disponível desde o final de setembro e pensado para celebrar os 25 anos do restaurante que ocupa um imóvel charmoso na Barão de Capanema, nos Jardins.

Ao todo, o menu desenhado por Atala tem doze passos e é montado com inspiração em ingredientes do sertão brasileiro. A experiência tem início com uma bala de cajuína com um toque de cachaça. Logo após, quatro opções de petiscos: carne de fumeiro com mandioca, batata doce com queijo coalho, frango com farofa e peixe com fubá. 

A degustação segue com uma crepioca de ora-pro-nóbis recheada com abóbora assada e carne seca desfiada, arroz com ovo e beiju com feijão andu e mocotó.

Francis Ford Coppola durante jantar no DOM de Alex Atala | Foto: Reprodução Instagram
Francis Ford Coppola durante jantar no DOM de Alex Atala | Foto: Reprodução Instagram

Entre os principais, a casa trabalha com uma codorna confitada servida com pirão e ora-pro-nobis refogada no azeite de dendê e leite de coco e com um peixe cozido na folha de bananeira com farinha de mandioca e tapioca. Por fim, uma couve com toicinho e cabrito.

Finalizando a experiência, a sobremesa é tem algumas opções: o  bacuri com doce de coco verde e mel de abelhas nativas, o doce de feijão de corda com sorbet de melão e um pudim de tapioca com cajá, além do trio de bolinhos nordestinos: bolo de noiva, bolo de rolo e Souza Leão.

O próprio Atala recepcionou o cineasta vencedor do Oscar e ouviu as opiniões sobre os pratos. Todas elogiosas. Para quem quiser se aventurar na mesma experiência de Coppola precisará desembolsar R$760 (ou R$1.300 caso o menu seja servido com harmonização). O D.O.M ostenta duas estrelas Michelin.

SERVIÇO

Seg. a sex., das 12h às 15h e das 19h às 21h; sáb., das 19h às 21h. Fechado aos domingos. – Endereço: R. Barão de Capanema, 549, Jardins, região oeste. @d.o.m.restaurante

COMPARTILHE: