Os livros de gastronomia são ferramentas valiosas que vão muito além do simples passo a passo das receitas. Tanto para profissionais da cozinha quanto para entusiastas da culinária, as obras transcenderam o papel de simples guias culinários, tornando-se verdadeiros repositórios de conhecimento.
Como uma janela para o universo da gastronomia global, essas obras são capazes de, não só ensinar habilidades fundamentais da cozinha, mas, principalmente explorar a relação entre a alimentação e a sociedade. Expandindo, dessa forma, a visão para aqueles que buscam entender a importância da comida em todas as dimensões.
Pensando nisso, a Revista À La Carte elencou cinco livros da gastronomia para quem deseja, não só aprimorar os dotes culinários, como, também, entender um pouco mais da história e dos bastidores da cozinha. Confira, a seguir:
Cozinha Confidencial – Antony Bourdain (2016)
Para começar, uma das obras mais polêmicas e verídicas sobre o universo da gastronomia. Em ‘Cozinha Confidencial’, o chef americano Antony Bourdain, traz as dores e delícias dos bastidores da cozinha na década de 90. Com doses iguais de perspicácia e maldade, o chef de cuisine e romancista faz o impensável: conta todos os segredos dos restaurantes, dos mais sórdidos aos mais divertidos, junto com as falcatruas e safadezas do negócio. Como contraponto, doses generosas de escândalo autobiográfico, em meio a drogas variadas e uma animada atividade sexual.
Não é Sopa – Nina Horta (2020)
Publicado pela primeira vez em 1994, este livro reúne crônicas e receitas que Nina Horta escreveu para a Folha de S.Paulo ao longo de mais de uma década. Nina soube, como ninguém, traduzir com sabedoria e simplicidade um mundo nada gastronômico, porém real, de sabores, cheiros, reflexões e humor, com uma pitada de nonsense – ingredientes que se tornaram sua marca registrada. A nova edição do livro ‘Não é Sopa’ conta com comentários da autora nas margens, com um olhar de quem, anos depois da primeira publicação, sabe tudo o que mudou e – mais importante – o que permanece igual para os amantes da boa comida.
Todas as Sextas – Paola Carosella (2016)
‘‘Todas as Sextas’, livro vencedor do Prêmio Jabuti, combina um relato autobiográfico arrebatador e uma seleção com mais de 90 receitas. Dentre elas, sucessos dos menus executivos de Paola Carosella às sextas-feiras no restaurante Arturito, em SP, bem como receitas da sua infância. A prosa poética da chef revela uma mulher batalhadora, determinada e vitoriosa, que transcendeu os percalços da vida com a ajuda da cozinha. Suas receitas, com histórias e comentários instigantes, transbordam generosidade, gratidão, amor e excelência técnica.
Pois Sou um Bom Cozinheiro – Vinicius de Morais (2013)
O poeta Vinicius de Moraes, grande apreciador da boa vida, também nutria uma paixão pela culinária, em especial pelas receitas da infância que sempre estiveram presentes em seu imaginário. A obra ‘Pois Sou um Bom Cozinheiro’, organizada pela família e com prefácio de sua irmã, Laetitia de Moraes, é dividida em três partes que revisitam as memórias do poeta. O livro reúne receitas de diferentes épocas de sua vida, desde a infância no Rio de Janeiro até os bares e restaurantes que frequentava, tudo ilustrado por fotos, trechos de poemas e depoimentos.
A Arte Culinária de Julia Child – Julia Child e David Nussbaum (2013)
Introdutora da culinária francesa nos Estados Unidos, Julia Child foi autora e uma das mais famosas apresentadoras americanas da história da TV. No livro ‘A Arte Culinária de Julia Child’, a cozinheira oferece respostas completas para diversas questões, as quais são de grande ajuda na cozinha doméstica. Além dos truques culinários que ficaram conhecidos mundialmente, ela também desenvolveu novas técnicas para antigos problemas usando utensílios tradicionais de cozinha e produtos disponíveis no mercado. A obra traz receitas detalhadas e segredos importantes para quem deseja se aprimorar no mundo da alta gastronomia.