Revista À La Carte

Lituânia

Casa Museu Ema Klabin recebe festival cultural e gastronômico da Lituânia 

Com entrada franca, evento conta com apresentações de música, dança, oficinas, exposições, gastronomia e artesanatos típicos da Lituânia, país de origem da família Klabin
Com cultura e gastronomia, Casa Museu Ema Klabim recebe o Festival da Lituânia | Foto: Divulgação
Com cultura e gastronomia, Casa Museu Ema Klabim recebe o Festival da Lituânia | Foto: Divulgação

Uma das poucas casas museus de colecionador no Brasil ainda preservadas, a residência onde viveu a mecenas Ema Klabin, de 1961 a 1994, vai sediar a quinta edição do LABASFestival da Lituânia, entre os dias 2 e 3 de novembro. 

Localizada no Jardim Europa, a Casa Museu Ema Klabin – que por si só já é um acervo cultural com obras de Tarsila do Amaral e Candido Portinari, além do jardim projetado por Roberto Burle Marx  – recebe o festival gratuito que traz uma imersão cultural e gastronômica do país do norte da Europa. 

No festival, os visitantes terão a oportunidade de degustar pratos típicos lituanos. Entre eles, o virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o kugelis (torta de batata ralada com bacon), o agurkai (pepino em conserva) e kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça).

Delícias da culinária lituana como o šakotis, considerado o rei dos doces, estarão disponíveis no festival | Foto: Divulgação
Delícias da culinária lituana como o šakotis, considerado o rei dos doces, estarão disponíveis no festival | Foto: Divulgação

Também é possível levar para a casa delícias típicas como o šakotis (bolo com suave sabor de baunilha), krupnikas (licor artesanal feito de mel), conservas, pães, biscoitos artesanais e uma bebida muito popular na Lituânia, o gira-kvass, feita a partir de pão de centeio e adjuntos como malte e cereais. 

Nessa edição, uma oficina ministrada pela culinarista Ida Maura Preto ensinará o público a preparar duas delícias da culinária lituana: o pão preto e o šakotis, considerado o rei dos doces. Em seguida, os participantes poderão saborear as iguarias e apreciar os sabores da tradicional padaria lituana.

Com entrada franca, o festival também traz espetáculos típicos de danças e músicas folclóricas, exposições e palestras. Além de uma oficina artística de ‘karpiniukai’, que traz a técnica secular com recortes de papel criando desenhos únicos inspirados na natureza e motivos folclóricos.

O festival é organizado pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, com apoio da comunidade lituano-brasileira e do Consulado Honorário da República da Lituânia no Guarujá.

SERVIÇO

Festival da Lituânia – LABAS – Datas: 2 e 3 de novembro | Horário: das 11h às 18h | Endereço: Casa Museu Ema Klabin – Rua Portugal, 43 – Jardim Europa (SP) | Entrada franca. 

COMPARTILHE: