Basta dobrar qualquer esquina no (saturado) bairro de Pinheiros para encontrar um ou dois restaurantes que se pretendem detentores da honraria de “italiano nas raízes”. De fato, há surpresas na região. A tradicional Tartuferia San Paolo era uma excelente opção antes de fechar as portas há alguns meses. Há ainda o moderno La Maddalena Osteria, que soube aproveitar bem as influências do país da bota. Mas o enxuto Daje Roma, na Mateus Grou, é o que melhor se conecta com a ideologia de um italiano primordial.
Isso porque a proposta de emular a típica cultura dos botecos de Roma não fica apenas na decoração. O menu bem executado exala simplicidade e sublinha o ar cozy do espaço. A seleção de pratos foge a afetações, o que ajuda no dinamismo da cozinha e salão, que comporta não mais do que 40 pessoas em mesas próximas.
Portanto, vale a experiência completa, partindo do antipasti – com opções clássicas, como o saboroso Supplí ao Telefono (ótimo risoto de tomate empanado com queijo muçarela de recheio infelizmente servido em unidade) e uma Bruschetta Fredda (que a despeito do pão de fermentação natural servido quentinho e fofo, peca pelo excesso de stracciatella, ainda que bem servida em dupla). Ideal para dividir, o Fritto Di Mare é uma seleção saborosa de camarões, lula e abobrinha.



Com um menu de porções e outro dedicado às burratas, a casa serve boa tábua de frios (a Porzione di Salami Milano) e vai bem com uma boa novidade: o ótimo Risoni Pomodoro e Gamberi (feito com tomates assados na medida, camarões e um toque suave de azeitona preta), novidade entre as opções principais.
Sempre vale à pena provar o La Carbonara (rigatoni, pecorino, pimenta do reino, ovo e guanciale), carro chefe da casa. Com a massa em temperatura ideal, o ovo resulta como uma pasta que liga o sabor da pimenta (bastante delicada) com a força do guanciale. Para os fãs de frutos do mar, o Gnocchi Al Mare (molho pesto de manjericão, camarão e lula) é uma pedida interessante, embora seja preciso tomar cuidado com o ponto da lula.
Quem optar por fazer jus à tradição italiana e mergulhar no segundo prato, o Parpadelle Baccalà é o caminho certo. O bacalhau servido no ponto para desmanchar harmoniza bem com as alcaparras, tomatinhos assados e azeitonas pretas. Resulta mais leve do que a apresentação sugere.

Pelo menos três opções de carnes entram para jogo no segundo tempo, mas embora tentadoras, sugerem um único prato bem servido ao invés de dois. No campo dos doces, o Tiramissù Clássico ainda é imbatível, mas a Mousse al Ciocolatto é um oponente a altura para fechar uma experiência que tende a ser da mais prazerosa.
O Daje Roma é a prova já tradicional de quanto mais simples, melhor. Sem uma vista instagramável, mas com pratos que realmente valem uma possível fila de espera em dias mais agitados. A casa não exige reservas prévias, mas está sujeita a lotação. Para efetuar reservas, acesse o site Get In.
SERVIÇO
Seg., das 12h às 15h; ter. a sex., das 12h às 15h e das 19h às 22h30; sáb., das 12h30 às 16h e das 19h às 23h; dom., das 12h às 17h. Endereço: r. Mateus Grou, 19, Pinheiros, região oeste. @dajeroma_sp